Quantas notas musicais existem?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 16 de julho de 2022
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As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

As escalas musicais são obtidas por meio de uma relação matemática bem definida entre as frequências de cada nota musical. Na nossa cultura ocidental, usamos uma escala com 7 notas musicais, que na verdade, produzem 12 sons, pois existem 5 semitons.

A nota sol corresponde à nota G. Em diversas línguas este nome ainda é usado e mesmo em português usa-se o nome G em cifras.

Em solfejo, as sílabas para representar as notas, de quaisquer escalas, são: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá, Lá sustenido, Si.

Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.

Nos países latinos e eslavos, a denominação das notas musicais deve-se ao monge italiano Guido D'Arezzo, que viveu no século XI. Em seus tratados, ele idealizou um sistema para recordar os tons das sete notas.

Notas musicais são sinais gráfico e sonoros que foram criados para representar as variações da altura do som musical; ou seja, organizar a linguagem musical e facilitar a composição de melodias. Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Guido de Arezzo

Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje.

Se o Dó é a 1ª nota musical, porque o acorde “A” é o Lá? Super.

escala de : , Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. graus na escala de : (1º grau), Ré (2º grau), Mi (3º grau), Fá (4º grau), Sol (5º grau), Lá (6º grau), Si (7º grau)

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.

O acorde de sol maior, como tríade, tem seu conjunto composto pelas notas sol – como fundamental, si – terça maior e ré – como quinta justa. A tríade maior pode estar composta com sétima maior ou sétima menor. Quando ocorre com sexta maior é por substituição da sétima maior, por motivo melódico.

A nota Sol aparece 3 vezes em cada, mas no primeiro desenho, a nota Ré está sendo dobrada, enquanto no segundo desenho, a nota Si está sendo dobrada. Como em ambos os desenhos há somente as notas Sol, Si e Ré, a nomenclatura não muda, o nome do acorde é “Sol maior” para os dois formatos.

Nosso sistema musical, o ocidental, também conhecido como sistema temperado, é composto de doze notas musicais diferentes, sendo que sete notas são naturais e cinco são acidentadas.

Porém, tonalidade e tom são coisas diferentes! No caso, tonalidade é o conjunto de acordes construídos perante uma regra e que serão usados em determinada música. Já, tom, é o acorde que dá a referência da música, onde você sabe a partir desse acorde, todos os outros que poderão ser usados.

Use a ordem das notas presentes na música para determinar se seu tom é maior ou menor.

  • As escalas maior e menor usam as mesmas notas, mas começando em pontos diferentes. ...
  • Você também pode observar as notas primeira e última da música.

Definição de Tonalidade
É um sistema específico de sons (escalas). Existe a tonalidade maior, menor natural, menor harmônica e menor melódica. Quando falamos a palavra “tonalidade”, estamos nos referindo a um desses sistemas, que são escalas associadas a campos harmônicos.

Quem colocou nome nas notas musicais? Novamente, Guido D'Arezzo foi responsável por sugerir que as notas fossem nomeadas a partir da primeira sílaba de cada verso do Hino a São João Batista, cantado em latim. Cada uma das frases começa com uma das notas da escala de Maior e se desenvolve de maneira ascendente.

Grande parte do desenvolvimento da notação musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido d'Arezzo (aprox. 992 – aprox. 1050). Entre suas contribuições estão o desenvolvimento da notação absoluta das alturas (onde cada nota ocupa uma posição na pauta de acordo com a nota desejada).

Na segunda década do século XIX, em seu dicionário dos acordes, Henri Berton reuniu os conhecimentos existentes sobre o assunto. Atonalismo e dodecafonismo - A partir do início do século XX, surgiram os acordes de quartas superpostas e os clusters (como dó-ré-mi-fá sustenido) ou aglomerados sonoros.