Como jogar Xadrez?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 16 de julho de 2022
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O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.

É praticado sobre um tabuleiro quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. Cada jogador tem direito a um lance por vez. O objetivo da partida é dar o xeque-mate no adversário.

Regras do Xadrez: os movimentos diferenciados

  • Nenhuma peça entre os dois.
  • O Rei não pode estar em xeque.
  • O Rei não pode entrar em xeque ao fazer o Roque.

Todas as peças, exceto o cavalo, movem-se em linha reta - horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Elas não podem se mover além do final do tabuleiro e retornarem no outro lado. O lado do tabuleiro é uma fronteira que não pode ser ultrapassada.

No xadrez ocidental, em notação algébrica de xadrez, as torres são dispostas nas colunas a e h, os cavalos em b e g, os bispos em c e f, a Dama em d e o Rei em e, estando as peças brancas na primeira fileira e as pretas na oitava. Os peões são dispostos na segunda fileira para as brancas e na sétima para as pretas.

Sempre se inicia o jogo com as peças brancas - isso é importante para a anotação do jogo. Depois que as peças brancas fizerem seu movimento é a vez das pretas. O jogo continua com as cores alternando movimentos, as brancas depois das pretas e as pretas depois das brancas.

Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente. O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida. 1.3 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate no rei do oponente (veja Artigo 5.2.

Assim como o Rei, pode mover-se em qualquer direção (vertical, horizontal e diagonal), porém quantas casas quiser, desde que estejam livres.

Rei: Pode ser movimentado em qualquer direção do tabuleiro, mas apenas de casa em casa. Rainha: Sem restrições, a Rainha tem livre movimentação no jogo na horizontal, vertical e diagonais. Torre: pode correr sem restrição de número de casas e em todas as direções (frente, trás, direita, esquerda).

A dama (também conhecida por rainha) é a peça mais poderosa, e pode andar quantas casas quiser na horizontal, vertical ou diagonal. Seu movimento pode ser descrito como a combinação do movimento do bispo e da torre.

Torre - A movimentação da torre se dá somente de forma horizontal (linhas do tabuleiro) ou vertical (colunas do tabuleiro).

Movimentos especiais do xadrez. Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.

Pretas - as negras são posicionadas nas mesmas colunas das brancas, só que seus peões ficam na fileira sete e as outras peças na oito.

Por isso também não é uma boa ideia começar com um tabuleiro temático, como um xadrez do Mario ou da Disney. Ao jogar com as brancas as peças são dispostas, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Torre, Cavalo, Bispo, Rainha, Rei, Bispo, Cavalo, Torre.

Passos

  1. Mova o peão que defende o rei para e4. Em ambos os métodos, a peça-chave é sua rainha. ...
  2. Capture o peão do adversário em f5. Agora, use seu peão para capturar o peão avançado do seu oponente, atacando na diagonal. ...
  3. Mova sua rainha branca para h5 (Qh5). Xeque-mate! ...
  4. Avise o xeque-mate!

Para vencer uma partida de xadrez você vai precisar de seis coisas:

  1. Faça bons lances de abertura.
  2. Não dê suas peças de graça.
  3. Coloque suas peças em posição.
  4. Faça um ataque coordenado ao rei.
  5. Fique de olho com a segurança do seu próprio rei.
  6. Seja sempre um bom jogador.

Os sistemas de disputa serão: Sistema Suíço de emparceiramento em 5 rodadas – para até 25 jogadores. Sistema Suíço de emparceiramento em 6 rodadas – para 26 jogadores até 36 jogadores.
...
Critérios de desempate:

  1. Confronto direto;
  2. Maior número de vitórias;
  3. Milésimos medianos;
  4. Milésimos totais;
  5. Sonneborn-Berger.

Existem duas maneiras de criar um torneio. Primeiro, vá para Jogar -> Xadrez ao Vivo (https://www.chess.com/live) e clique na aba de Torneios. Você deverá ir para a opção de iniciar um torneio de clube. Como alternativa, você também pode ir à página inicial do clube e clicar em "Novo Torneio ao Vivo".

A Dama é a peça mais poderosa, pois pode movimentar-se quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada, a dama (ou rainha) anda com os movimentos de todas as outras peças (exceto o cavalo), andando quantas casas quiser.